sábado, 25 de outubro de 2014

Jeanne Lorioz(França) - (01 - 08)

Francesa nascida em 1954, estudou na Escola Superior de Artes Aplicadas por 3 anos em Paris  e desde 1992, tem trabalhado para várias galerias na France, Alemanha, Holanda e EUA. Fez cursos de modelagem, anatomia, desenho com de modelos vivos. Depois de 10 anos gestando  seu olhar e de experimentando  trabalhar como decoradora de  interior, ela reacendeu o desejo de pintar e criou seu próprio Universo  povoado exclusivamente de  mulheres curvilíneas.
Os trabalhos da Jeanne Lorioz estão longe de fazer apologia à obesidade, são deliciosos, leves, bem humorados, poéticos, desdenham do cruel padrão de beleza imposto pela moda, pela mídia
Captura e exagera o que as mulheres têm de mais espetacular em sua compleição física: exatamente as curvas sinuosas entranças e reentrâncias.
Jeanne Lorioz faz suas figuras opulentas  literalmente virarem  as costas aos preconceitos estéticos.
Sabendo que as pessoas são mais do que a gordura ou apenas a gordura que carregam (ou não), essas pinturas especial para mim, são mais do que a imagem estereotipada de pessoas gordas que normalmente são avaliadas e descriminadas como preguiçosas, pessoas que possuem como única alegria, se empanturrar de comida, sendo muito comum alvo de humilhação e chacotas.
 
 Antes, porém, apesar de que a gordura é algo tão óbvio e que os que a possuem fazem de tudo para se esconder como se fossem criminosos, se fecham ao mundo, essas pinturas mostram que a beleza está somente para quem vive, e vive bem não importando que formato, cor, textura. O que importa é estar de bem com a vida!  
 
 

 

Um comentário: