domingo, 29 de março de 2015

Pintura na asa borboleta (Hasan Kale)

Inspirado pela beleza e história de sua cidade natal, Istambul, o artista turco Hasan Kale pinta retratos em miniatura em todos tipos de telas incomuns, de asas de borboleta a grãos de café e minúsculas sementes de pimenta. A asa da borboleta é frágil, chegando mesmo algumas vezes a desmanchar só com o toque, o que torna a sua arte ainda mais inacreditável.
Nenhuma superfície é pequena para o artista de 53 anos de idade. Desde a década de 1980, este mestre da micro arte turca vem pintando suas maravilhas em miniatura em coisas tão pequenas como espinhos de cactos e grãos de arroz. A maioria de suas obras são cenas detalhadas de Istambul, com suas belas mesquitas e minaretes elevados, os homens com seus barcos a remo pelo Estreito de Bósforo e gaivotas que voam à distância.
 
 
O nível de detalhe das obras de arte de Hasan é simplesmente inacreditável, apesar das pequenas telas. Com precisão cirúrgica, o artista orienta um pincel de ponta fina em asas de borboleta, conchas de caracol e sementes de frutas, usando seu dedo como uma paleta para misturar cores.
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário