sábado, 3 de maio de 2014

Pin-ups - Maurizio Marcato (01-05)

Maurizio é bem conhecido e, bem quisto internacionalmente. Quando criança, ele viveu um uma pequena aldeia italiana, no período pós guerra. Sua paixão pelas Pin-ups começou a despertar nessa época. Em 2011, ele traduziu sua paixão em uma bela sessão de fotos envolvendo bilhar, lindas modelos, uma dose discreta de sensualidade e um "baita" clima retrô.
Maurizio Marcato é um fotógrafo eclético. Sua paixão migra da fotografia de reportagem para a de retrato, num piscar de olhos. Seu estúdio, batizado de Maurizio Marcato Photostudio e inaugurado em 1980, permitiu ao fotógrafo iniciar a sua própria jornada pela arte visual. Seu primeiro projeto sobre a cultura Pin-up e bilhar. chamado Pin Art, celebra a beleza clássica, graça e bom humor encontrado estilo.
Para este projeto, Maurizio trouxe inspirações da infância. Em seu amor pela beleza,  pela nostalgia e pela liberdade. Amor este, que ele atribui ao fato de ter crescido em uma pequena aldeia no norte da Itália em meados da década 60. Nesta época os soldados americanos trouxeram muito mais do que o poderio militar para a Itália. Eles trouxeram uma nova cultura. E, para um menino de 6 anos na época, o encantamento pela a beleza das Pin-ups, vastamente utilizadas na publicidade da época, era total.
Em 1960, a sombra da Segunda Guerra Mundial ainda não tinha desaparecido da pequena aldeia na região de Treviso, onde o fotógrafo crescia. Ele tinha seis anos, quando presenciou os primeiros movimentos do capitalismo. Um progresso dramático que, em breve, destruiria para sempre a paisagem secular daquela região. Os primeiros carros eram dirigidos em estradas precária e, da América, vinha a influencia dessa nova cultura. E, foi pelas mãos dos americanos, que as primeiras Pin Ups deram o ar da graça, por aquelas bandas.
Em meio ao fim da violência infame e da escuridão trazida pela a guerra, surgiam as imagens daquelas bela, sensuais e um tanto ingênuas, mulheres. A cor e a alegria das Pin-ups, rapidamente  se espalharam pela Europa. Elas mostravam seus quadris minuciosamente esculpidos por suntuosos cintos, bem apertados, logo acima da linha da cintura. Revelando formas doces e suaves de seus corpos, através dos lascivos decotes em forma de V. "Nunca esqueci aquele charme sedutor, os passos orgulhosos e corajosos que desafiaram o passado e abriram as portas para a era revolucionária do consumismo e da criatividade" ressalta o fotógrafo. 
O termo Pin-up apareceu pela primeira vez em 1941, mas, o estilo estético é voltado para o final dos anos de 1800. Quando os artistas originais das Pin-ups eram pintores e ilustradores, que usavam a câmera fotográfica para apenas como o primeiro passo suas criações. O artista captava o exato momento em que uma modelo parecesse ter paralisado num instante infeliz, em um incidente que causasse um movimento brusco suas saias e saiotes, que ao serem levantados, revelavam a exposição da lingerie, de forma despropositada e um tanto embaraçosa.
No trabalho fotográfico realizado por Maurizio, a câmera capta o momento do incedente e, na pós-produção, as imagens recebem um acabamento impecável. Estilizado e colorido, o trabalho final resulta em formas que se assemelham às pinturas dos artistas de antigamente. Cada modelo foi escolhida com cuidado, pois, é necessário a ela, possuir uma combinação específica entre beleza e juventude. É preciso que a garota tenha inocência no olhar, para que,depois vestida e maquiada em um estilo vintage, não transmita vulgaridade.
O cuidado se estende também, para o cenário e os objetos de cena. Neste ensaio de Marcato, dois temas foram apresentados: o jogo de bilhar e a experiência prazerosa de tomar uma cerveja. As fotografias foram apresentadas em maio de 2011, durante a semana Art-A-Whirl, na Galeria Ice Box em Minneapolis, Minnesota, EUA. E, em 2012 e 2013, viraram um calendário, disponível para a compra no site do E-Bay. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário