quinta-feira, 29 de maio de 2014

Estádio camuflado nas areias do deserto do Catar

Sede da Copa do Mundo de 2022, o Catar já começa a planejar e projetar as ideias de como será a estrutura que receberá o mundial de seleções. Primeiro palco projetado para o torneio é um estádio totalmente camuflado.
De longe, o The Rock Stadium (Estádio de Pedra) poderá passar despercebido.
O centro esportivo ficará camuflado nas areias do deserto de Al Ain, em Abu Dhabi.
O incrível estádio subterrâneo, cavado nas montanhas Jebel Hafeet é um projeto do escritório de arquitetura "MZ Arquitetos".
A combinação entre design grandioso e a bela paisagem natural impressiona. O local foi escolhido por ficar em uma área desocupada, com capacidade para receber multidões para grandes eventos esportivos e shows.
Os arquitetos se inspiraram nos antigos anfiteatros gregos, que também trabalhavam com a topografia. O estádio será subterrâneo, com uma protetora cobertura inclinada. para diminuir o problema da temperatura no deserto que é altíssima.
Com teto retrátil para suportar temperaturas extremas, tempestades de areia e ao mau tempo, o estádio será levantado em uma área de aproximadamente 200 mil m² e permitirá ao público presente uma interação com o deserto.
Orçado em € 750 milhões (aproximadamente R$2 bilhões), o estádio, que recebeu status de melhor projeto futurista do ano no Catar, terá uma capacidade para 30 mil espectadores (podendo ser ampliado em caso de exigência da Fifa) para chegar às arquibancadas, corredores serão escavados dentro da montanha. O projeto também tem um viés sustentável. Todos os pedaços retirados da rocha serão reutilizados na construção.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário